di/ver(s)cidades: diálogos sobre diversidade na cidade

O projeto “Di/ver(s)cidades: diálogos sobre diversidade na cidade” é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Urbanização e Natureza na Amazônia, aprovado no edital Eixo Transversal 2020 (Proex/UFPA), sob coordenação da profª Drª Ana Cláudia Duarte Cardoso. Tem por objetivo o desenvolvimento de uma cultura acadêmica que dê visibilidade à ancestralidades indígena e africana presente na Região Metropolitana de Belém, assim como da singularidade socioeconômica e socioambiental amazônica, para reafirmar os sujeitos de direitos no espaço periurbano, nas águas e nas florestas. Também espera contribuir para a aproximação dos seus participantes da diversidade de modos de vida da região.

 

As rodas de conversa trarão autores latino americanos selecionados para ajudar na articulação entre formas de uso e ocupação do espaço/território, representativas da cultura regional, e a garantia de direitos socioambientais e de identidade cultural, e na reflexão sobre como tais direitos e identidades são afetadas pelas concepções subjacentes às práticas urbanísticas, políticas urbanas e territoriais.

Trata-se de um diálogo sobre urbanismo e socionatureza, dirigido a discentes da graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, ou de áreas afins e de membros da sociedade interessados no tema, através de rodas de leitura e de conversas virtuais (em decorrência da pandemia da Covid-19).

As gravações dos encontros e os materiais produzidos no projeto estão disponíveis clicando nas imagens e botões abaixo.

Sobre o que é?

Logo Diversidades (1).png
logo integrasul.jpeg
 

Encontros virtuais

Os encontros virtuais foram os principais momentos de troca dentro do projeto. Nos encontros de apresentação, os coordenadores introduziam os participantes ao pensamento do autor e da obra a ser trabalhada. No intervalo entre uma reunião e outra eram disponibilizados os guia de leitura (disponíveis mais abaixo) e um mural era aberto na ferramenta Padlet, onde os participantes registravam suas reflexões com base em alguns questionamentos previamente formulados pelos coordenadores. 

Nos encontros de discussão acontecia a exposição das reflexões geradas pelos textos e a decorrente troca de pensamentos e vivências. Todos esses encontros estão disponíveis no YouTube do grupo de pesquisa e podem ser acessados clicando nas imagens a seguir, correspondentes a cada encontro.

Prancheta 1.png

Sociología de la imagen - Silvia Cusicanqui: apresentação

Alberto Acosta Apresentação.png

O bem viver - Alberto Acosta: apresentação

Frantz Fanon Apresentação .png

Peles negras, máscaras brancas - Frantz Fanon: apresentação

Prancheta 2.png

Sociología de la imagen - Silvia Cusicanqui: discussão

Alberto Acosta Discussão.png

O bem viver - Alberto Acosta: discussão

Frantz Fanon Discussão.png

Peles negras, máscaras brancas - Frantz Fanon: discussão

 

Guias de leitura

Os guias são um compilado de informações pessoais e históricas sobre os autores dos livros trabalhados, além de resumos dos textos. Foram produzidos pelos coordenadores do projeto e disponibilizados aos os participantes para servir de base para os encontros virtuais. Também foram produzidos os mapas mentais de cada obra, com o objetivo de dar uma visão mais abrangente sobre os diversos pontos discutidos pelos autores. Clicando nos ícones abaixo, você tem acesso a todas essas produções.

capa%20silvia%20cusicanqui_edited.jpg

Guia de leitura da obra Sociología de la Imagen, de Silvia Cusicanqui.

capa%20alberto%20acosta_edited.jpg

Guia de leitura da obra O Bem Viver, de Alberto Acosta.

capa%20guia%20fanon_edited.jpg

Guia de leitura da obra Pele negra, máscaras brancas, de Frantz Fanon.

 

Contribuições dos ciclos de leitura

A cada ciclo de leitura os participantes eram convidados a registrar em um mural compartilhado no Padlet suas impressões sobre o tema trabalho, sendo instigado a refletir sobre como esses textos se relacionam com suas vivências, de modo a repensar nossa realidade (periférica, amazônica, colonizada) do ponto de vista de autores que compartilham desse lugar. Essas contribuições foram transformadas em PDF e estão disponíveis clicando nos ícones abaixo:

contribui%C3%A7%C3%B5es%20cusicanqui_edi
contribui%C3%A7%C3%B5es%20acosta_edited.
capa%20frantz_edited.jpg
 
Projeto Diversidades - v 31-03-22.pdf_page-0001.jpg

Livro Di/ver/(s)Cidade

Inspirado pela programação de celebração do dia da Consciência Negra, realizada na FAU/UFPA em 2019, o projeto Diver(s)cidade nasce, viabilizado pelo edital Eixos Transversais (UFPA) em 2020, com o objetivo de estudar e dialogar os desafios gerados pela lógica hegemônica na universidade e nas cidades.

Para isso, houveram encontros chamados "Círculos de Leitura" que discutiram autores como Silvia Cusicanqui, Alberto Acosta e Frantz Fanon, cujo pensamento questiona as perspectivas hegemônicas nas ordens política, econômica e cultural, sendo autodenominados anticoloniais, por abordarem a cosmovisão, a perspectiva histórica e/ou o comportamento de povos indígenas e de grupos de matriz africana no enfrentamento de diversas opressões.

Ao final dos círculos, gerou-se mapas mentais e guias de leitura, nos quais elencou-se as discussões realizadas nas reuniões e as considerações para a leitura desses livros com o objetivo do projeto.

Como resultado final de todos os esforços somados para a realização deste projeto, apresentamos a vocês o livro do Projeto Di/ver(s)cidades! Nele se encontram reunidas todas as etapas construidas ao longo deste percurso com acesso a todo o material produzido pela equipe.
Para ter acesso ao livro basta clicar na capa ao lado e você será redirecionado ao PDF online disponível para download. Esperamos que façam excelente uso desse material.