Diálogos sobre Urbanização e Natureza

Este workshop é parte do projeto de pesquisa "Caracterização de padrões de urbanização portadores de sociobiodiversidade na Amazônia oriental", contratado junto ao CNPq, sob a coordenação da professora PhD Ana Cláudia Duarte Cardoso. O projeto de pesquisa tem por objetivo caracterizar os padrões de urbanização no contexto amazônico, para promover, garantir e fortalecer a sociobiodiversidade da região e dar suporte para a criação de uma repertório espacial qu permita uma boa articulação entre urbanização e natureza nas cidades e áreas metropolitana, seguindo a vocação histórica de produção de um outro urbano, o urbano-natural.

 

Neste workshop esperamos discutir experiências francesas e brasileiras, que reconheceram que as tramas compostas por água, vegetação e pessoas são entrelaçadas e portadoras de solução para nosso tempo. Embora a biodiversidade tenha sempre estado presente nas cidades amazônicas, vem sendo progressivamente apagada, levando consigo, por exemplo, a capacidade de absorver água da chuva ou de dar condições para que formas de trabalho e vida, próprias da região continuem a existir.​ Participarão do evento pesquisadores da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais e Université de Tours, da França. As palestras ocorrerão no dia 27 e 28 de junho. E dia 30 de junho haverá uma pesquisa de campo pela Região Metropolitana de Belém (RMB). As inscrições para as palestras serão GRATUITAS. E a pesquisa de campo custará 30 REAIS (pagamento do transporte).

 

Palestras:
Local: Auditório da FAU UFPA
Dia: 27 e 28 de junho
✔️Link da inscrição da palestra:
https://www.even3.com.br/urbenatureza/

1.jpeg
Programação do workshop
Campo pela Região Metropolitana de Belém

A concentração da pesquisa de campo ocorrerá na Praça Batista Campos, no dia 30 de junho, às 8:30 horas. Haverá paradas ao longo do trajeto e serão apresentadas expoentes da sociobiodiversidade da RMB. A primeira parada ocorrerá no sítio Ramos e Flores  (área periurbana da RMB) e em seguida haverá algumas paradas na Ilha de Mosqueiro, onde será feito o debate com os estudantes de graduação e pós-graduação e professores.

Espera-se iluminar resistências de sociobiodiversidade existentes, valorizar seus entrelaçamentos e discutir como a cidade amazônica pode tornar-se mais inclusiva socialmente e bem adaptada ambientalmente. 

 

Pesquisa de campo:
Local: Região Metropolitana de Belém
Dia: 30 de junho de 2019

Hora: 8:30 h
✔️ Inscrição:
urbana.ufpa@gmail.com

4.jpeg
Clique no nome do grupo ou pessoa abaixo para fazer download