EVENTOS

Diálogos sobre Urbanização e Natureza

Este workshop é parte do projeto de pesquisa "Caracterização de padrões de urbanização portadores de sociobiodiversidade na Amazônia oriental", contratado junto ao CNPq, sob a coordenação da professora PhD Ana Cláudia Duarte Cardoso. O projeto de pesquisa tem por objetivo caracterizar os padrões de urbanização no contexto amazônico, para promover, garantir e fortalecer a sociobiodiversidade da região e dar suporte para a criação de uma repertório espacial qu permita uma boa articulação entre urbanização e natureza nas cidades e áreas metropolitana, seguindo a vocação histórica de produção de um outro urbano, o urbano-natural.

 

Neste workshop esperamos discutir experiências francesas e brasileiras, que reconheceram que as tramas compostas por água, vegetação e pessoas são entrelaçadas e portadoras de solução para nosso tempo. Embora a biodiversidade tenha sempre estado presente nas cidades amazônicas, vem sendo progressivamente apagada, levando consigo, por exemplo, a capacidade de absorver água da chuva ou de dar condições para que formas de trabalho e vida, próprias da região continuem a existir.​ Participarão do evento pesquisadores da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais e Université de Tours, da França. As palestras ocorrerão no dia 27 e 28 de junho. E dia 30 de junho haverá uma pesquisa de campo pela Região Metropolitana de Belém (RMB). As inscrições para as palestras serão GRATUITAS. E a pesquisa de campo custará 30 REAIS (pagamento do transporte).

 

Palestras:
Local: Auditório da FAU UFPA
Dia: 27 e 28 de junho
✔️Link da inscrição da palestra:
https://www.even3.com.br/urbenatureza/

Programação do workshop
Campo pela Região Metropolitana de Belém

A concentração da pesquisa de campo ocorrerá na Praça Batista Campos, no dia 30 de junho, às 8:30 horas. Haverá paradas ao longo do trajeto e serão apresentadas expoentes da sociobiodiversidade da RMB. A primeira parada ocorrerá no sítio Ramos e Flores  (área periurbana da RMB) e em seguida haverá algumas paradas na Ilha de Mosqueiro, onde será feito o debate com os estudantes de graduação e pós-graduação e professores.

Espera-se iluminar resistências de sociobiodiversidade existentes, valorizar seus entrelaçamentos e discutir como a cidade amazônica pode tornar-se mais inclusiva socialmente e bem adaptada ambientalmente. 

 

Pesquisa de campo:
Local: Região Metropolitana de Belém
Dia: 30 de junho de 2019

Hora: 8:30 h
✔️ Inscrição:
urbana.ufpa@gmail.com

Clique no nome do grupo ou pessoa abaixo para fazer download
Exposição DI | VER | CIDADE
 

Você realmente conhecem a cidade em que vive? O que lhe chama mais atenção? Que problemas ou potenciais destaca? Existem semelhanças entre os bairros da RMB e as cidades do interior?  

Com essas perguntas a exposição DI | VER | CIDADE tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a desigualdade socioespacial existente na capital e entre as cidades do estado do Pará e apresenta ao público 13 painéis sobre bairros da Região Metropolitana de Belém e 13 painéis sobre cidades do Pará. Este material resulta de um esforço coletivo de alunos do Mestrado e de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA, sob orientação da professora Dr. Ana Claudia Duarte Cardoso.

O material produzido explora a espacialidade da vida social. O espaço concebido refere-se às representações oficiais; o espaço percebido apresenta imagens e leituras das pessoas que efetivamente utilizam o espaço; e o espaço vivido explora as experiências de vida forjadas naqueles espaços.

Esperamos que isso facilite a compreensão da realidade da cidade amazônica, das práticas correntes e de suas implicações sobre aspectos socioeconômicos e físico-territoriais, estimulando a pesquisar mais sobre o que significa viver na Amazônia.

Para baixar o arquivo, clique no nome da cidade ou bairro

​Cidades do Pará:

Sidney Pery da Silva Costa Filho

Alison Ramos da Silva

Fernanda Cavalcante Brabo

Eduardo de Moraes Borges Júnior

Rafaela Carolina Bulhões de Oliveira

Hudson William da Silva Pereira

Felipe Ferreira da Silva

Letícia Ribeiro Vicente

Rafael Matos de Abreu

Larissa Galvão Teixeira

Silvinete Rodrigues e Rodrigues

Carlos André de Souza Reis

Danielle Saori Enomoto Hantani

​Bairros de Belém:

Hugo Felipe Arraes de Souza

Ana Paula da Silva Gonçalves

Cauê Oliveira Silva

João Ricardo do Espírito Santo

Anderson da Silva Tavares

Sarah Louise Oliveira Jiménez

Pamela Araújo de Figueiredo

Eduarda Tavares Botelho de Souza

Aline Tainar Matos Quadros

Karine Cristina Aguiar Lima

Renan de Lima Gonçalves

Maurício Miranda Araújo Neto

Ariel Cerqueira Szlafsztein

Responsáveis pela exposição:

Prof.ª Ana Cláudia Duarte Cardoso (PPGAU/FAU/UFPA)

Ana Carolina de Miranda Tavares (PPGAU/UFPA)

Adriana Hiromi Nishida Morelato (PPGAU/UFPA)

Kamila Diniz Oliveira (PPGAU/UFPA)

Letícia Ribeiro Vicente (FAU/UFPA)

Luna Barros Bibas (Laboratório da Cidade)

Rafaela Carolina Bulhões de Oliveira (FAU/UFPA)

Thales Barroso Miranda (PPGAU/UFPA)

Fotos da exposição